
O Governo, através da RAVE, vai lançar esta semana o concurso para o estudo de impacte ambiental da ligação ferroviária Aveiro - Salamanca, relativamente ao troço Aveiro - Celorico da Beira. Mais um desafio para o planeamento do concelho de Albergaria-a-Velha e, consequentemente, para o seu futuro!
Esperemos que não haja displicência no acompanhamento deste processo tal como sucedeu com a A32, cujo desfecho resultou no desagrado da população da Branca. Convém recordar que, cumulativamente, decorrem os estudos da ligação entre Lisboa-Porto em alta-velocidade, cujas medidas preventivas já foram objecto de publicação no Diário da República.
Estas infra-estruturas ferroviárias exigem uma visão de desenvolvimento para o concelho de Albergaria-a-Velha, que até agora não temos vislumbrado no discurso político, de quem detém a Presidência da Câmara, nem em estudos sobre o impacte dessas infra-estruturas no planeamento do território concelhio. Essas infra-estruturas podem constituir uma oportunidade se bem integradas e potenciadas no sentido do seu desenvolvimento. De contrário teremos num futuro próximo um território inóspito e incapaz de proporcionar qualidade de vida aos Albergarienses.
Há a acrescentar que a localização da nova estação de tgv no nosso concelho, ainda não mereceu qualquer palavra por parte do nosso edil, nem os planos municipais de ordenamento e planeamento estão adequados aos novos traçados ferroviários e às potencialidades/perigos decorrentes.
ResponderEliminar